quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Publicidade e Aidma

Hoje em dia a publicidade vende-nos tudo e tudo o que ela vende, nós vamos atrás e compramos.
Claro que há coisas que gostávamos de poder comprar e não compramos, mas a maioria dessas coisas é colocada pelo nosso cérebro numa caixinha chamada "inatingível", que serve justamente para esse tipo de coisas não incomodar nem chatear.
Só há uma (talvez duas) que eles nos vendem e não se compram. Provavelmente a maioria está a pensar na felicidade, mas eu refiro-me mesmo aos amigos (como se uma coisa existisse sem a outra).
Em certos produtos o objecto da venda (ou pelo menos o desejo de quem compra) é mesmo esse, mas se nos habituámos a ir a correr comprar tudo o que nos vendem, nesse não podemos e é daí que vem a frustração.
Aqueles grupos de amigos gigantescos, super divertidos a sair juntos, fazer coisas na praia, que se amam e se divertem imenso... vamos ser realistas, quantos de nós é que os têm? Acho que é uma das lutas mais duras e complicadas, uma das coisas mais difíceis de se conseguir: a vida pessoal.
Por ser um processo que requer tanta manutenção e leva tempo a construir a sociedade acabou por colocá-lo de parte, como se fosse uma coisa boa mas que se não se tiver, não faz mal. E começou a dar mais valor à vida profissional. Essa sim, tem de ser brilhante e a sua importância é inquestionável. Fica tão bem ganhar-se bem, fica tão bem ter amigos do trabalho, fica tão bem dizer-se "estou cheia de trabalho, tive de ficar a trabalhar até tarde" (embora por sua vez fique mal pedir ao patrão que pague as horas extra, que isso é coisa de operário).
Começo a perceber que quando falam do trabalho, se for um emprego de nome ou de salário pomposo as pessoas falam não para se queixar, mas para se vangloriar. E descobri porque é que alguém se torna workaholic e não é pelo dinheiro. É que quando uma única coisa nos corre bem na vida é bem mais fácil refugiarmo-nos nela do que sair do conforto e ir lá para fora sujeitarmo-nos a apanhar porrada. Ainda por cima a sociedade acha que fica bem. E o chefe fez um elogio. E porque sim. Pronto.