sexta-feira, 2 de julho de 2010

1 de Julho

Hoje é oficialmente o dia mais difícil do ano, acho que se pode mesmo chamar assim.
Os impostos sobem, os preços tambem e o irs acompanha-os, pelo que os salários acabam por descer duplamente.
Lembro-me perfeitamente de ter estudado uma situação idêntica no 11º. Li aquilo no livro, a professora explicou e voltou a explicar e ainda me consigo lembrar uma por uma das palavras que ela usou, porque essa situação me chocou.
Hoje vejo-a acontecer, e em vez de horrorizada sinto-me principalmente apática, tal como mais 10,5 milhões de pessoas.
Estava curiosa por ver o dia de hoje chegar sem o efeito analgésico do futebol e do mundial. Se ainda lá estivéssemos teria dado a culpa da apatia ao jogo contra não sei quem, ao Ronaldo e ao Queiroz, mas hoje foi também o dia em que a Selecção voltou a casa de casa com ar abatido (até essa), de quem falhou a vida. 
Assim, sem nem um futebol que permita a abstracção da vida real, não entendo o silêncio das pessoas, das ruas, do consentido "é assim".
Não escrevo para dizer que a vida é dura e por isso devemos ficar em casa a chorar, lavar dali as mãos (de água fria porque o gás também aumentou). Escrevo pelo contrário para dizer que se é dificil, temos nós de fazer algo para que se torne mais fácil.
Houve tempos em que as pessoas não podiam gritar, e fizeram-no. Hoje podemos, mas não queremos. Porque apesar de podermos, convenceram-nos de que "fica mal" e que a dignidade é aquilo que os outros pensam de nós.
Vamos continuar a enterrar a cabeça na areia até quando? Até nos roubarem a própria areia? Já faltou mais!